Você range seus dentes ou conhece alguém que sofra com isso ?
Pois é, muita gente tem esse problema.
Herança Genética, stress, maloclusão dentária, apneia do sono, refluxo, efeitos colaterais de medicamentos psiquiátricos, fibromialgia podem se destacar entre outras causas que levariam à ocasionar esta disfunção.
Não existe exatamente uma idade para que isto se inicie, mas acomete ambos os sexos de maneira igual.
Na maioria das vezes isto ocorre durante o sono, mas existem casos que observamos esta situação mesmo em estado de vigília.
Além de desgastar e fraturar os dentes e as restaurações; as gengivas, o osso de sustentação dos dentes e a articulação temporomandiular ( que liga a mandíbula ao crânio ) tendem a sofrer em função da grande pressão que é exercida.
Dores de cabeça, sensação estalidos e zumbidos no ouvido e dificuldade de abertura de boca são vistas muitas vezes. Isto ocorre pelo envolvimento da musculatura da
região relacionada no processo de mastigação.
A abordagem neste tipo de patologia deve ser preferencialmente multiprofissional.
Exames de sangue ( cálcio e magnésio ) podem ser pedidos, polissonografia e outras avaliações de saúde devem ser pensadas.
No âmbito da Odontologia, podemos indicar ajustes oclusais, aparelhos ortodônticos, correções protéticas, implantes, toxina botulínica, medicamentos, placas de mordida...
Na verdade a terapêutica indicada dependerá do estágio que o paciente se encontra.
O paciente deve ser bem avaliado.
Nós podemos ajudar !
Comments