Search
  • Núcleo Odontológico de Vanguarda

Não Sofra rangendo os dentes ( Bruxismo )



Você range seus dentes ou conhece alguém que sofra com isso ?

Pois é, muita gente tem esse problema.

Herança Genética, stress, maloclusão dentária, apneia do sono, refluxo, efeitos colaterais de medicamentos psiquiátricos, fibromialgia podem se destacar entre outras causas que levariam à ocasionar esta disfunção.

Não existe exatamente uma idade para que isto se inicie, mas acomete ambos os sexos de maneira igual.

Na maioria das vezes isto ocorre durante o sono, mas existem casos que observamos esta situação mesmo em estado de vigília.

Além de desgastar e fraturar os dentes e as restaurações; as gengivas, o osso de sustentação dos dentes e a articulação temporomandiular ( que liga a mandíbula ao crânio ) tendem a sofrer em função da grande pressão que é exercida.

Dores de cabeça, sensação estalidos e zumbidos no ouvido e dificuldade de abertura de boca são vistas muitas vezes. Isto ocorre pelo envolvimento da musculatura da


região relacionada no processo de mastigação.

A abordagem neste tipo de patologia deve ser preferencialmente multiprofissional.

Exames de sangue ( cálcio e magnésio ) podem ser pedidos, polissonografia e outras avaliações de saúde devem ser pensadas.

No âmbito da Odontologia, podemos indicar ajustes oclusais, aparelhos ortodônticos, correções protéticas, implantes, toxina botulínica, medicamentos, placas de mordida...

Na verdade a terapêutica indicada dependerá do estágio que o paciente se encontra.





O paciente deve ser bem avaliado.

Nós podemos ajudar !






1 view0 comments

Recent Posts

See All